
15 dicas simples e fundamentais que vão melhorar o seu orçamento
Status Seguros 0 97Em tempos difíceis, organize-se!
10 em cada 10 brasileiros comentam, todos os dias, sobre a crise econômica do país. Mas, o que você está fazendo pelas suas finanças? Atitudes simples do cotidiano são essenciais para quem quer manter as contas em dia e o orçamento equilibrado em tempos difíceis. Selecionamos 15 dicas práticas para você aplicar já. Confira:
Jogue pesado nas negociações e peça descontos quando for pagar algo. A falta de liquidez no mercado virou o jogo para quem tem dinheiro. Peça descontos nas compras, pechinche e valorize estar no lado forte da negociação.
É preciso comparar para conseguir economizar. Com a inflação batendo 9% ao ano, por vezes consumidores podem perder a noção dos preços reais dos produtos, assim como empresários podem encarecer seus produtos antecipando uma alta dos preços gerais da economia. É bom dedicar um tempo para pensar as compras, principalmente, de supermercado. Sempre tenha uma lista em mãos dos produtos que você já tem em casa e dos que realmente precisa.
Outra dica na hora de comprar é pagar à vista. Além de ser possível negociar um desconto, é uma garantia maior que o valor se encaixe no seu orçamento. Além disso, mantendo-se longe dos parcelamentos, o controle sobre o dinheiro é maior.
Pode parecer incompatível falar em gastar com supérfluos em uma lista de como economizar, mas é bom pensar na economia como em uma dieta. Um planejamento muito restritivo pode gerar escapadas mais danosas. Por isso, o ideal é separar um valor definido para gastos supérfluos, assim também os pequenos confortos não sairão do controle.
Para muita gente o programa de final de semana é frequentar o shopping mais próximo. O problema é que mais da metade dos brasileiros afirmou ter comprado por impulso, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), e não há locais mais propícios para compras por impulso.
Compras de última hora (mercearia, armazéns, lojas de conveniência, etc.) sempre significam despesas a mais, pois você não poderá comparar e/ou avaliar os preços.
Faça vários pratos de forno que possam ser assados ao mesmo tempo. Quando forem retirados do forno, aproveite o calor para torrar pães amanhecidos cortados em fatias.
Sabe aquela água desperdiçada pela lavadora de roupas enquanto ela funciona? Então, essa mesma água pode ser armazenada e reutilizada para a limpeza de garagens, lavagem do banheiro e banho nos pets.
Cadastre seus cartões em programas de pontos. Muitas marcas dão descontos que vão de serviços a eletrodomésticos.
Quando for comprar roupas, privilegie roupas e calçados versáteis que possam ser utilizados em diversas situações, em vez daqueles que serão usados poucas vezes.
Informe-se nos jornais e sites da sua cidade. Uma ótima sugestão é trocar o cinema por um piquenique em um parque público. Também vale planejar uma tarde de brincadeiras em casa com os colegas do seu filho.
Fique atenta às promoções “leve 3 e pague 2” e aos produtos em pacotes maiores. Tenha uma calculadora sempre à mão para conferir se vale a pena.
Combine com os pais dos amigos da escola e promova permutas de brinquedos e livros infantis em bom estado. É uma maneira simples de economizar e renovar as brincadeiras.
Dá para espaçar mais as suas visitas ao salão – que tal de 15 em 15 dias? Também vale combinar um bom desconto. Ou, ainda, aprender a fazer aquela escova em casa.
O grande problema do cartão de crédito é nos dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa.
Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.