2 dicas incríveis para você recarregar a bateria do seu carro.

Publicado em: 24 de agosto de 2016.

003-940x320

Bateria do seu carro descarregou?

O seu carro não reage à rodagem da chave na ignição? O mostrador do seu carro e os faróis apresentam uma luz mais fraca do que o normal? Muito provavelmente a bateria do seu carro descarregou. Isto acontece porque alguns dos elementos do carro que recorrem à eletricidade da sua bateria, ficaram ligados por um período de tempo excessivo, enquanto o carro esteve desligado (rádio, faróis, isqueiro, luz de presença interior, etc), ao ponto da carga não possibilitar a ignição do carro.

Não desespere, damos-lhe duas dicas para pôr o seu carro, de novo, a funcionar:

Carregar em andamento

Este procedimento só é possível se o seu carro tiver mudanças manuais.

Se não estiver numa descida, poderá precisar de ajuda para empurrar o carro.

Desligue todos os acessórios que possam consumir bateria antes de começar o processo.

Após o carro iniciar o movimento, mantenha o pedal da embraiagem pressionado e coloque a segunda mudança (causa menor desgaste na embraiagem), rode a chave como se estivesse a ligá-lo normalmente e acelere rapidamente. Como a bateria se carrega com o carro em movimento, deverá continuar a tentar por algum tempo, se necessário.

Carregar através da bateria de outro carro

Esta alternativa implica que tenha sempre no seu carro os chamados cabos de carregamento e que possa contar com a boa vontade de outro condutor.

bateria do carro

Conseguirá encontrar bons cabos de ligação em supermercados ou oficinas de automóveis. Quanto mais robustos forem, melhor. Aconselhamos cabos com grandes pinças e diâmetros superiores a 16 milímetros.

Antes de iniciar o processo, comece por identificar a localização da bateria do seu veículo (caso tenha dúvidas, verifique no livro de instruções).

Após abrir o capô do seu veículo, você deverá procurar pela bateria:

bateria do carro

Agora que tem os cabos e já a localizou, coloque os dois carros frente-a-frente, com uma curta distância entre ambos, e siga as instruções:

  1. Coloque os dois carros em ponto morto e com o travão de mão puxado para cima;

  2. Certifique-se que ambos os veículos estão desligados (incluindo toda a parte eletrônica, como o rádio ou o isqueiro).

  3. Verifique quais são os polos negativos e positivo de cada uma das baterias.
    – Sinal “+” ou cor vermelha indicam que se trata do polo positivo.
    – Sinal “-“ ou cor preta indicam que se trata do polo negativo.


  4. Ligue cada uma das pontas dos cabos vermelhos aos polos positivos (+) da bateria descarregada e carregada, por esta ordem;

  5. Coloque uma das pontas do cabo preto no polo negativo (-) do carro auxiliar, que tem a bateria carregada. A outra ponta do cabo preto deve ser colocada numa superfície metálica limpa, sem corrosão do veículo com a bateria descarregada. Pode colocá-la, por exemplo, em cima do motor. Mas, acima de tudo, evite o contacto com o outro polo negativo, para que não haja ocorrência de faíscas ou explosões.

  6. Ligue durante cerca de 5 minutos o carro auxiliar e vá acelerando, para que a bateria descarregada comece a receber energia.

  7. Logo após os 5 minutos, tente ligar o carro da bateria descarregada. Se conseguir ligá-lo, retire os cabos pela ordem inversa referida inicialmente – ou seja, retire primeiro os cabos dos polos da bateria do carro auxiliar e só depois dos polos da bateria que estava descarregada.

  8. Com o carro ligado, acelere rapidamente em ponto morto, inicie a marcha e conduza por algum tempo. Ao fim de alguns minutos regresse junto do carro de apoio e tente ligar o carro pela ignição. Se o carro ligar, então a bateria retomou à carga normal.

  9. Se o carro não ligar, repita o processo. Se na segunda tentativa também não ligar, é provável que a bateria esteja mesmo estragada ou fora do prazo pelo que deverá substituí-la.

  10. Continuação de uma boa viagem!

Você sabe os sinais que indicam que motor do carro está fundido? Veja aqui os 6 sinais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *