6 sinais que indicam que motor do carro está fundido - Status Seguros

Ínicio > Carros > 6 sinais que indicam que motor do carro está fundido

Carros

6 sinais que indicam que motor do carro está fundido

Status Seguros 1 1445

6 sinais que indicam que motor do carro está fundido

Motor Fundido

Sinais que indicam que motor do carro está fundido

É comum os motoristas não darem atenção ao motor do carro, apenas utiliza-lo sem a devida assistência e o resultado desse esquecimento pode ter um custo alto.

Um dos casos mais vistos nas oficinas é o de carros com motor fundido, um problema que pode resultar na troca completa do motor do carro.

Listamos 6 sinais que podem indicar que o motor do carro está fundido:

#1 – Uma das formas mais eficazes de saber se o motor do carro está fundido é quando tenta ligar e ele não trabalha, apenas faz barulho de peças batendo umas nas outras. Nesse caso o problema pode ser irreversível! Mas pode ser apenas um caso de bateria descarregada, veja como recarrega-la:
2 dicas incríveis para você recarregar a bateria

#2 – Caso seu carro não esteja dando partida, não insista. O fato de insistir pode fazer com que os fios superaqueçam e comecem a soltar fumaça.

#3 – Antes de estar fundido de vez o motor do carro pode demonstrar sinais de que isso está próximo: ruídos leves e sons de peças batendo. Esses sinais tendem a ficarem mais altos até que o motor do carro esteja totalmente fundido. Veja como é feita a montagem de um motor e entenda melhor o funcionamento das peças.

#4 – Um dos principais motivos para fundir o motor é o óleo, pois se estiver em quantidade insuficiente, não será possível lubrificar o motor e nem auxiliar na regulagem de temperatura. Misturar produtos de marcas diferentes também encaminha o motor para o mesmo problema.

#5 – O superaquecimento do motor também é um fator predominante para fundi-lo, pois significa que o sistema de arrefecimento não está trabalhando como deveria. Por isso a importância de sempre checar o nível de água, para que não tenha surpresas custosas.

#6 – Abastecer em postos de combustíveis desconhecidos pode render problemas, pois a má qualidade ou a adulteração do combustível pode prejudicar componentes do motor do carro e como consequência fundi-lo. Mas circular com o carro na reserva de combustível também pode render outros problemas.

Teste para saber se o motor do carro está fundido

Segundo o site Ehow para saber se o motor está fundido basta fazer o seguinte teste: Tente girar a polia do virabrequim do motor – a grande polia que fica bem no meio do motor. A melhor maneira de fazer isso é remover todas as velas de ignição, colocar um grande soquete no parafuso da polia e girá-lo com uma grande barra de torção. Se a polia não se mexer, provavelmente o motor está fundido. Mas para ter certeza é preciso leva-lo até um mecânico.

Para evitar o que o motor do carro fique fundido e também outros problemas é necessário manter a revisão sempre em dia e não procurar a oficina apenas em momentos críticos. Alguns problemas podem ser irreversíveis, o que vai gerar altos custos.

Alguns exemplos de quando deve procurar um profissional

  • Ao sinal de qualquer barulho ou ruído diferente em qualquer componente do veículo.
  • Quando perceber que o consumo de combustível está elevado.
  • Se o veículo está parado há muito tempo.
  • Ao perceber problemas de alinhamento.
  • O carro estiver dando “trancos” ou “engasgando” pode estar indicando problemas no bico injetor.
  • A qualquer sinal de problemas elétricos, como faróis e lanternas.

Ou seja, para evitar danos ao veículo e gastos inesperados o ideal é manter a revisão sempre em dia. Além de preservar o seu auto, estará também garantindo a sua segurança e a dos demais ao seu redor, pois alguns problemas podem dar sinais quando já estão em estado crítico.

E o seguro auto? Quando vai renovar?

Aqui na Status Seguros, você pode cotar seu seguro com as maiores seguradoras e estar sempre por dentro das ofertas e das melhores coberturas. A gente te ajuda comparando as melhores opções para você e para o seu bolso!

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

1 comentário sobre "6 sinais que indicam que motor do carro está fundido"

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. igor disse:

    meu carro desbielou e fundiu o virabrequim . como faco pra arrumar sem ter q comprar outro motor , me de uma solução sem ter um custo muito alto e que o serviço possa ficar bom sem ter problemas futuros com o motor , por favor enviar uma base d custo e sua opinião se devo mandar o carro pra retifica ou comprar outro motor ,
    obs: em dezembro/2017 foi comprado o cabecote novo.

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?