Mito ou verdade: Ar-condicionado do carro causa sonolência?

Publicado em: 8 de outubro de 2016.

sono-dentro-do-carro

Você sabia que o ar-condicionado do carro por muito tempo ligado causa sonolência?

O especialista explica que isso acontece porque, quando o sistema de recirculação do ar-condicionado está ligado, o carro não deixa nenhum ar entrar ou sair.

Ou seja, o oxigênio que tem dentro do veículo vai sendo consumido até sobrar apenas gás carbônico – e isso acaba provocando sonolência nas pessoas.

Uma pesquisa feita pela Quatro Rodas em São Paulo comparou a saúde de pessoas que trabalhavam em ambientes com ventilação artificial com a saúde das que trabalhavam em locais com ventilação natural.

Resultado: o pessoal do ar-condicionado sofria muito mais com sonolência (além de irritação nos olhos e nariz) do que a galera que trabalhava no vento fresco.

 

Então, o que devemos fazer?

Se você estiver dirigindo há muito tempo com o botão de recirculação acionado e começar a bocejar e aquelas piscadas lentas, sendo que dormiu bem, muito provavelmente significa que o oxigênio dentro do carro está acabando.

O indicado, segundo Dr. Rodrigues, é abrir as janelas e tomar um ar fresco para acordar.

Após deixar bastante ar “externo” circular por todo o carro, você pode ligar novamente o ar, sem problemas, segundo o especialista. Mas atente-se a repetir a dica sempre que se sentir sonolento ou estiver a muito tempo com as janelas fechadas.

Você conhece os perigos e como evitar a exposição ao sol enquanto dirige? Confira aqui

cotacao-seguro-alto-tranquilidade


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *