Bateram no seu carro? Saiba como resolver sem ter muita dor de cabeça - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Bateram no seu carro? Saiba como resolver sem ter muita dor de cabeça

Bem estar

Bateram no seu carro? Saiba como resolver sem ter muita dor de cabeça

Status Seguros 0 64

Bateram no seu carro? Saiba como resolver sem ter muita dor de cabeça

Somente no primeiro semestre de 2016, foram registrados no Estado de São Paulo, mais de 96 mil acidentes de trânsito e, com o aumento da quantidade de veículos nas rodovias, os números de acidentes são cada vez maiores.

Por mais cuidadosos que sejamos, todos os motoristas estão sujeitos a se envolverem em acidentes, seja por erros próprios, seja por fatalidades outras e, por isso, é de suma importância estar sempre preparado para agir da melhor maneira na hora do imprevisto.

O que fazer se baterem no meu carro?

Segundo o Detran, a primeira providência a ser tomada em caso de acidentes de carros é a de acionar os serviços de emergência, que são:

  • Bombeiros: 193;
  • Polícia militar: 190;
  • Polícia Rodoviária Federal: 191
  • SAMU: 192.

Esses órgãos devem ser chamados a depender da necessidade de cada situação.

Se não houver feridos, o motorista pode já fazer um Boletim de Ocorrência e, nesse momento, é importante tirar fotos, fazer gravações e registrar o horário e a data do acontecimento. Se houver feridos, qualquer alteração na cena (como a retirada de veículos) só deve ser feita após a chegada da polícia, independente de influenciar ou não o estado das vítimas.

Não se deve, nunca, deixar de socorrer uma vítima, mesmo se o motorista não for o responsável pelo acidente. A omissão de socorro, além de poder determinar o destino da vítima, gera muita dor de cabeça ao motorista, podendo levar a aplicação de multas ou um processo mais sério, caso a vítima venha a óbito.

Após a chegada da polícia, atenção às vítimas e registro do boletim de ocorrência, o proprietário poderá contatar a seguradora, caso o seu veículo possua alguma cobertura de seguros contra acidentes, e dar prosseguimento a todo o processo de indenização.

Por que é importante ter um seguro?

Nessas horas, os prejuízos podem ser até mesmo muito maiores do que o valor do seu veículo, pois, se for responsável pelo acidente, o motorista poderá ter que cobrir danos a terceiros, que incluem reparação física e moral. Se você não tiver um seguro que ofereça essa cobertura, prepare-se para sofrer um rombo em suas finanças e ter muita dor de cabeça.

Se o proprietário tiver um seguro de carro, porém, esses processos serão muito mais simples e menos custosos, podendo chegar a até custo nenhum. Se o seguro auto cobrir colisões, a própria seguradora fará a remoção do veículo, reparo ou, em caso de perda total, indenização do automóvel. Alguns tipos de seguros ainda cobrem serviço de hospitalização para o segurado ou a outras vítimas, caso ofereça cobertura de danos a terceiros.

Muitas pessoas deixam de contratar um seguro ou uma cobertura extra, por acharem muito custoso ou desnecessário, porém, a cada dia que passa estamos mais susceptíveis a sofrermos acidentes, especialmente em regiões metropolitanas e um seguro pode fazer toda a diferença na proteção ao patrimônio e à própria vida.

Conheça todas as opções de seguros adequadas ao seu perfil através da cotação de seguro feita pela Status Seguro e garanta total tranquilidade em meio aos imprevistos.

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?