Brasil e México assinam acordo de livre-comércio de veículos e autopeças - Status Seguros

Ínicio > Carros > Brasil e México assinam acordo de livre-comércio de veículos e autopeças

Carros

Brasil e México assinam acordo de livre-comércio de veículos e autopeças

Status Seguros 0 73

Brasil e México assinam acordo de livre-comércio de veículos e autopeças

A partir de terça-feira, 19, Brasil e México passam a ter, pela primeira vez, livre-comércio de veículos e autopeças. Com a medida, os dois países poderão importar e exportar automóveis, comerciais leves e respectivas peças sem a imposição de cotas com isenções de impostos. Caminhões e ônibus devem entrar para o programa a partir do ano que vem.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) defendia a prorrogação por mais três anos. A Associação alega que a competitividade da indústria brasileira é muito inferior à do parceiro, que tem carga tributária interna menor, infraestrutura mais eficiente tem elevada escala por exportar a maior parte de sua produção para os Estados Unidos.

O receio é de que as matrizes das empresas prefiram investir no México em vez do Brasil. “Vamos observar se isso vai impactar os novos investimentos; as empresas vão avaliar a nova situação para poderem tomar suas decisões”, disse o presidente da Anfavea.

 

Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Economia afirmou que o retorno do livre comércio entre os dois países é um “passo importante para aprofundar o relacionamento comercial entre as duas maiores economias da América Latina.

 

Fonte: Estadão

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?

Cotação pelo Whatsapp