Como ensinar as crianças sobre segurança no trânsito - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Como ensinar as crianças sobre segurança no trânsito

Bem estar

Como ensinar as crianças sobre segurança no trânsito

Status Seguros 0 147

Como ensinar as crianças sobre segurança no trânsito

criança-trânsito-segurança

Uma das melhores formas de ensinar qualquer coisa para crianças é dando exemplo, fazendo o que é certo.

Principalmente nas grandes cidades, onde as crianças ganham independência mais rápido, é preciso ensinar desde pequeno como agir, quais as regras e a importância do seguro do carro.

É preciso ensinar de forma que não confunda a criança e nem pareça chato, para te ajudar fizemos uma lista de ideias:

Não mostre imagens de acidentes

Lembre-se que estamos lidando com crianças e imagens fortes podem choca-las e até mesmo aterroriza-las, não é essa a ideia. Queremos que aprendam a ter segurança.

Mostre na prática

Saia com a criança e vá mostrando o que é certo e o que é errado. Depois de um tempo, veja as situações e pergunte se ela acha que é certo ou errado. Faça sempre como uma brincadeira, para ensinar mais fácil as crianças é aconselhável fazer de forma lúdica. Assim os pequenos tendem a aprender mais rápido e depois vão te corrigir se fizer errado.

Faixa de pedestre

Ensine a criança a olhar para os dois lados e só atravessar na faixa, essa é uma das primeiras coisas que todos tendem a ensinar e esquecer de fazer na prática! Quantas vezes você já pegou o seu filho no colo e atravessou correndo fora da faixa? Esse é um péssimo exemplo. Sempre siga as regras, principalmente quando a criança está aprendendo o que é certo ou errado.

Dentro do carro

Comece a explicar a criança qual o motivo de ela ter que sempre estar na cadeirinha, a importância do cinto de segurança e do seguro do carro.

Seguro do carro

Um ponto importante para falar com a criança também é sobre o seguro do carro! Explicar que tem uma empresa que toma conta do veículo, que vai te ajudar caso algo errado aconteça, pois existem pessoas más e pessoas que não seguem as regras. Assim caso algo aconteça a criança vai entender que o errado não foi você, já que no trânsito estamos propícios as atitudes dos outros.

Vantagens de contratar o seguro do carro

Placas de trânsito

Explique quais as principais placas, você pode inclusive montar um jogo da memória com elas. Assim a criança vai aprender brincando. Sem contar que durante os trajetos isso ainda pode virar outra brincadeira “qual é a placa?”, pois você pode ir perguntando conforme as mesmas forem aparecendo na rua.

Essa tática pode ser ótima para viagens, quando ficam muito tempo dentro do carro as crianças tendem a ficar entediadas. A brincadeira “qual é a placa?” pode ser uma boa alternativa de distração. Veja mais dicas para viagens de carro.

Viagens para fora do país

Quando for viajar para fora do país aproveite para mostrar para a criança as diferenças de um local para o outro. Pesquise antes se as placas mudam, quais as regras e vá informando para o pequeno. Se for de carro veja essas dicas

Nesse momento o mais importante é que a criança saiba como ficar segura, dentro e fora do carro. As leis complexas deixe para explicar somente aos mais crescidinhos, aos pequenos foque na cidadania no trânsito! Se um dia ele estiver sozinho não correrá perigo. E prepare-se: as crianças tendem a corrigir os mais velhos quando aprendem e os veem fazer algo de errado.

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?