Confira o passo a passo para obter a carteira de motorista digital - Status Seguros

Ínicio > Auto > Confira o passo a passo para obter a carteira de motorista digital

Auto

Confira o passo a passo para obter a carteira de motorista digital

Status Seguros 0 212

Confira o passo a passo para obter a carteira de motorista digital

Apenas os condutores que tiverem a CNH de papel com QR Code poderá usar o serviço

Hoje, esquecer a Carteira de Motorista em casa dá uma grande dor de cabeça. O condutor tem que pagar uma multa de R$ 88,38, além de ter o carro retido até apresentação da carteira. Mas a partir de fevereiro de 2018, (para a alegria dos “esquecidos”), a CNH poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

No entanto, apenas quem tiver a CNH de papel com QR Code poderá usar esse serviço. Segundo o Denatran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem essa tecnologia. Muitos ainda não sabem usar esse recurso e por isso que preparamos um tutorial com o passo a passo para obter a Carteira de Motorista eletrônica.

Como obter a CNH digital?

Tudo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir ao Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.

Quando os dados são confirmados pelo Detran, já é possível solicitar um código de ativação para a versão eletrônica, que é enviado por e-mail. Em seguida, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital e faz o login com a senha do portal e digita o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a Carteira de Motorista digital.

Mas e se eu não tiver internet?

Se o seu pacote de dados acabar, não precisa ficar desesperado.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível offline.

Quais são as funções do aplicativo?

O aplicativo permite visualizar a Carteira de Motorista frente e verso e o QR Code. Além disso, também possibilita exportar e compartilhar o arquivo da CNH (email ou whatsapp) para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado.

No dispositivo, só é possível ter acesso a uma Carteira de Motorista ao mesmo tempo. Para instalar uma outra CNH digital, o usuário deve bloquear a versão eletrônica instalada por meio do Portal de Serviços do Denatran.

Confira os estados que já aderiram a CNH digital

A CNH digital será válida em todo território nacional a partir de 2018, mas algus estados já estão disponibilizando esse serviço, o estado de Goiás foi o primeiro. Atualmente, os motoristas de Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal também já podem usar a versão eletrônica do documento. Saiba mais informações no site do Denatran.

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

    Publicações Mais Lidas

    Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?

    Cotação pelo Whatsapp