Conheça 7 fatores que determinam o preço do seu automóvel - Status Seguros

Ínicio > Auto > Conheça 7 fatores que determinam o preço do seu automóvel

Auto

Conheça 7 fatores que determinam o preço do seu automóvel

Status Seguros 1 106

Conheça 7 fatores que determinam o preço do seu automóvel

Embora a maioria dos proprietários tenha noção dos perigos aos quais os veículos estão expostos no dia a dia das cidades, cerca de 80% dos carros do país circulam sem seguro. Boa parte disso se deve aos preços, que podem variar muito de acordo com uma série de fatores que servem de base para o cálculo da seguradora.

Partindo do pressuposto de que conhecer os aspectos que impactam no preço do seguro do automóvel ajuda a encontrar uma apólice mais adequada à sua necessidade, preparamos este post com os pontos essenciais sobre o assunto. Boa leitura!

1. PERFIL DO MOTORISTA

O perfil do motorista combina uma série de características para determinar a propensão a se envolver em sinistros de quem está atrás do volante. Com isso, homens, jovens, recém-habilitados e pessoas com histórico ruim costumam ter de pagar mais pela proteção.

2. MODELO DO CARRO

Boa parte do preço a ser pago pelo seguro é influenciado pelo modelo do carro. Isso não diz respeito apenas ao valor do veículo. Alguns modelos populares são mais visados por bandidos e isso faz com que a seguradora eleve o preço. Carros cujo eventual reparo custe mais caro (como os importados ou com acessórios raros) também afetam na precificação.

3. LOCAL ADEQUADO PARA ESTACIONAR O VEÍCULO

O local no qual o veículo pernoita ou fica durante o expediente também importa. Como garagens e estacionamentos reduzem a chance de roubos, quem estaciona o automóvel em vias públicas deve se preparar para pagar mais.

4. REGIÃO

Moradores de bairros tranquilos de grandes cidades ou do interior levam vantagem. Como os índices de criminalidade e de acidentes variam de cidade para cidade (ou mesmo de bairro para bairro), o seguro de motoristas de regiões mais pacatas sai mais em conta.

5. USO DO VEÍCULO

Se o veículo é utilizado para fins comerciais, isso quase sempre representa uma utilização mais intensa, que se reflete no preço a ser pago. Do mesmo modo, quem não utiliza o carro comercialmente, mas roda mais para chegar até o trabalho, provavelmente terá de arcar com custos maiores na hora da contratação do seguro.

6. COBERTURAS, FRANQUIA E SERVIÇOS ADICIONAIS

Quanto maior e mais abrangente a cobertura, maior terá que ser o desembolso feito pelo proprietário. Seguros mais simples podem proteger apenas contra colisões, enquanto os mais completos oferecem proteção contra danos a terceiros.

Já uma franquia maior significa um preço menor. Por outro lado, será necessário arcar com uma despesa maior para acionar o seguro. Serviços adicionais (como carro reserva ou assistência 24 horas) também acrescentam custos extras.

7. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Adicionar sistemas de proteção e rastreamento ao veículo barateia o seguro, uma vez que reduzem a possibilidade de roubo e facilitam a localização do carro caso ele seja levado. Em algumas seguradoras, é possível incluir esse item como parte da apólice.

Tão importante quanto conhecer quais fatores que afetam o preço do seguro do automóvel, é realizar uma boa pesquisa em busca das melhores condições. Isso permite encontrar o melhor valor e evita a contratação com seguradoras sem credibilidade. Dessa forma, sua propriedade estará resguardada em casos de problemas!

Fonte: rodobens.com.br 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

1 comentário sobre "Conheça 7 fatores que determinam o preço do seu automóvel"

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dailton Gomes disse:

    Boa noite!
    Porque e somos penalizados por CEP se não tenho sinistro.
    SOU condutor já algumas décadas sem sinistralidade acho uma injustiça pagar tão caro.
    Estava querendo trocar de carro quando vou verificar o seguro impossível contrata – lá.

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?

Cotação pelo Whatsapp