Gasolina em Alta: 11 dicas importantes para economizar no consumo de gasolina - Status Seguros

Ínicio > Auto > Gasolina em Alta: 11 dicas importantes para economizar no consumo de gasolina

Auto

Gasolina em Alta: 11 dicas importantes para economizar no consumo de gasolina

Status Seguros 0 15

Gasolina em Alta: 11 dicas importantes para economizar no consumo de gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) constatou que valor médio da gasolina subiu pela 13ª semana seguida no País. Por isso, medidas de economia ganham força.

Gerente da Gatto Auto Peças, em Santos, Milton da Silva Martins afirma que uma das recomendações mais valiosas para não desperdiçar combustível é fazer a manutenção preventiva do veículo.

Segundo ele, isso potencializa o uso motor sem influenciar o consumo e “pode representar uma economia de 8% a 12% de combustível”.

Milton também orienta os motoristas a não abastecerem em postos cujos preços estão bem abaixo da média do mercado.

De acordo com ele, a chance de esses estabelecimentos estarem comercializando combustíveis de baixa qualidade é grande. Assim, além de estar comprando um produto ruim, o motorista corre o risco de prejuízos em seu veículo.

“Por semana, posso dizer que recebemos na nossa oficina cerca de 40 carros com problema de injeção eletrônica. Desse montante, 60% são causados por combustíveis de qualidade ruim. Ou seja, não é algo que valha a pena”, salienta.

Pneus calibrados

Técnico em Automobilística e assistente da Diretoria Técnica de Mecânica no Senai, Julio Cezar dos Santos explica que a calibragem correta dos pneus também é muito importante para economizar combustível.

“Os pneus calibrados corretamente fazem com que o veículo deslanche fazendo um menor esforço. Consequentemente, significará economia na hora do abastecimento”, orienta.

Julio Cezar também chama a atenção para cargas desnecessárias dentro do automóvel. Livre-se delas. ”Cadeiras de praia, jogos de ferramentas enormes e brinquedos das crianças são coisas que utilizamos uma vez na semana, mas nunca tiramos do carro. É um peso que exige mais energia para fazer o veículo circular. E isso resulta em maior consumo de combustível”, comenta.

Confira abaixo 11 dicas importantes para economizar com o veículo:

1. Manutenção preventiva do veículo: potencializa o motor sem aumentar o consumo de combustível.

2. Trocas de filtros: substitua os filtros de ar e de combustível a cada 10 mil km ou de acordo com a especificação do manual do proprietário.

3. Uso do ar-condicionado: reduza o consumo do ar-condicionado, principalmente à noite.

4. Pneus: mantenha-os devidamente calibrados.

5. Troca de marchas: faça a troca de marchas no tempo certo. Isso evita giros elevados do motor sem necessidade.

6. Marcha leve: dirija o carro de maneira suave, sem freadas ou aceleradas bruscas.

7. Arranque contido: entre em movimento de maneira gradativa, sem arranque exagerado.

8. Combustível de qualidade: não acredite em postos de combustíveis com preços muito abaixo dos de mercado. Combustível de baixa qualidade tem uma quantidade alta de solventes, que danificam as peças do sistema de injeção eletrônica e componentes internos do motor, como retentores e válvulas.

9. Elimine cargas desnecessárias: mantenha dentro do carro apenas aquilo de que precisa. Itens desnecessários aumentam o peso e podem fazer o consumo subir.

10. Filas e grandes paradas: em filas e grandes paradas, opte sempre por desligar o veículo. Já foi comprovado que isso pode gerar até 10% de economia com o sistema start/stop. Caso seu carro não tenha um desses, não desligue o veículo a cada sinal fechado.

11. Tire o pé da embreagem: manter o pé na embreagem com o veículo engrenado aumenta a carga do motor. Consequentemente, eleva o consumo de combustível, além de comprometer o sistema de embreagem.

E o seguro auto? Quando vai renovar?

Aqui na Status Seguros, você pode cotar seu seguro com as maiores seguradoras e estar sempre por dentro das ofertas e das melhores coberturas. A gente te ajuda comparando as melhores opções para você e para o seu bolso!

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?