Infiltração em apartamento: o que fazer? - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Infiltração em apartamento: o que fazer?

Bem estar

Infiltração em apartamento: o que fazer?

Status Seguros 0 28

Infiltração em apartamento: o que fazer?

Infiltração em apartamento não é uma coisa simples de resolver porque a origem do problema, muitas vezes, pode não ser proveniente da sua unidade. Quantos mais apartamentos seu edifício tem por andar maiores as variáveis. Por isso, o primeiro passo em caso de suspeita de infiltração é chamar uma empresa ou profissional especialista no assunto para saber a origem exata do vazamento. Entenda como funciona uma infiltração e o que fazer para resolver o problema.
Eu vive na pele o que é ter uma infiltração em um apartamento e foi desesperador abrir a porta da minha casa e me deparar com a parede da cozinha escorrendo água como uma cachoeira. Não to exagerando. Neste post estão as fotos dos danos causados pela água para que vocês tenham uma ideia da dor de cabeça que pode ser um vazamento em casa.

Mas afinal de contas o que é uma infiltração?

A infiltração acontece quando há vazamento em alguma instalação hidráulica da construção. Você pode identificar uma infiltração quando começa a aparecer manchas de umidade no teto, na parede e no chão da casa. Em casos mais graves é possível notar a presença de água nas paredes, que foi o meu caso.

 

Outra maneira de monitorar um possível vazamento é pelo aumento na conta de água. Porém, esta opção não é válida para condomínios que possuam conta de água unificada.

O que fazer em caso de suspeita de infiltração?

Se a situação é grave feche o registro da água do seu apartamento para evitar maiores danos até que você resolva o problema. Caso a água continue descendo mesmo com o registro da sua casa fechado significa que o vazamento não é oriundo da sua unidade.

 

De onde vem a infiltração afinal? Para responder esta pergunta vamos precisar de um encanador com experiência no assunto, chamado de caça vazamentos. Há várias fatores a serem analisados  no caso de uma infiltração e que podem ser os “causadores” do problema: o encanamento dos apartamentos vizinhos e o encanamento das águas comuns do edifício.

 

Atenção, quanto mais tempo você levar para resolver a infiltração mais danos o vazamento da água pode causar no seu patrimônio. Busque ajuda!

 

No meu caso a infiltração era proveniente de um dos canos de distribuição de água do prédio. E para agravar ainda mais a situação  a administração do edifício demorou em torno de duas semanas para resolver o problema. O vazamento acabou causando um buraco enorme no teto de gesso da cozinha e a água danificou todos os armários suspensos.

Como o especialista vai avaliar e identificar a origem da infiltração?

O especialista vai analisar as tubulações e encanamentos chamados “verticais” e “horizontais”. Os encantamentos “verticais” são responsáveis pela distribuição de água e esgoto em todo edifício. Já os “horizontais abastecem cada apartamento. O condomínio é responsável pela manutenção e reparo de toda a tubulação vertical do edifício. A rede horizontal é de responsabilidade de cada morador.

 

Antigamente para fazer um reparo e até mesmo encontrar a origem da infiltração era necessário quebrar as paredes do apartamento. Mas fique calma! As coisas mudaram, hoje existem tecnologias como aparelhos de ultrassom e geofones que detectam vazamentos sem a necessidade de quebrar nada. Por meio destes e outros aparelhos o técnico vai encontrar a origem da infiltração e te orientar sobre como reparar.

Como combater infiltração em apartamento?

Explicamos acima que após identificar onde está localizada a infiltração o caça vazamentos vai te explicar qual será o procedimento para reparação do cano, certo? Mas e se o vazamento não for proveniente da sua unidade? Neste caso, você terá dois caminhos se a infiltração for proveniente da tubulação “horizontal” de outro apartamento: negociar com o vizinho ou exigir a reparação judicialmente.

 

O vazamento está localizado na tubulação vertical? Neste caso, você deverá entrar em contato com o sindico do edifício e exigir que o condomínio resolva o problema o mais rápido possível. E como falamos já falamos aqui no texto cabe ao condomínio arcar com os danos causados pela infiltração. Não se desespere! Sei que esse conselho é um pouco estranho para quem tem uma infiltração em casa, mas manter a calma é importante e vai te ajudar a resolver o problema mais rápido. Eu Garanto! Dica de quem já passou por isso.

 Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!
Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?