Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente - Status Seguros

Ínicio > Carros > Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente

Carros

Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente

Status Seguros 0 50

Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente

distancia segura

Especialistas dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista. Observe quando o carro da frente passar por uma placa e conte pausadamente dois segundos.

Nas estradas brasileiras, com o aumento do movimento, no fim do ano, um cuidado a mais dos motoristas poderá evitar acidentes muito comuns. Quem mostra é o repórter Ricardo Soares.

Na curva fechada na rodovia da morte em Minas Gerais, vemos cenas que mais parecem de perseguição. Alguns motoristas dirigem praticamente colados, esperando a chance de ultrapassar. “Você vê um cara no retrovisor e você fala que está muito próximo. Se houver uma necessidade, ele não vai ter tempo de parar”, declara o engenheiro Jean Naim.

A Legislação Brasileira considera infração grave dirigir sem manter distância segura do veículo da frente. A multa prevista é de R$ 127. O texto da lei, porém, não diz qual a medida ideal do afastamento.

Uma saída é recorrer às leis da física. Especialistas em direção defensiva dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista como as placas de sinalização, por exemplo.

Observe quando o carro da frente passar pela placa e conte pausadamente dois segundos. “Não importa a velocidade, se a 30 km/h ou a 300 km/h, eu tenho que manter dois segundos de distância entre o meu carro e o carro da frente”, explica o professor Paulo Ademar, de Engenharia de Segurança.

Mas o perito alerta para os riscos a mais nessa época de chuva. “Nós só temos que lembrar que o atrito diminui. Então, já não vou poder contar com aquele atrito tradicional mais. Eu devo, por prudência, aumentar esses dois segundos”, afirma Paulo Ademar.

A medida vale também para a hora da ultrapassagem, mesmo em rodovias duplicadas. Dentro da cidade um jeito de se evitar acidentes é não perder de vista os pneus dianteiros do carro que vai à frente. “Essa distância corresponde a aproximadamente 15 metros. Isso a uma velocidade de 40 km/h será correspondente exatamente aos dois segundos que nós precisamos manter do veículo da frente”, aponta o professor de Engenharia de Segurança.

“Eu acho que motorista não deve ter pressa. Tem que ter tranquilidade no trânsito e chegar na hora que dá para chegar. O importante é chegar”, comenta o metalúrgico Francisco Duarte de Lima.

Fonte: G1

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?