Perigo pode estar na próxima curva. Como saber a hora de trocar os amortecedores?

Publicado em: 8 de abril de 2016.

mechanic-with-tool-checking-the-car-000038904216_Small

Saiba quais sinais dão a dica de que é hora de fazer a troca

Um amortecedor velho pode ser facilmente identificado ao passar sobre uma lombada, por exemplo. “o carro chacoalhou demais após passar por uma lombada?”, afirma especialista. Outra situação que dá a dica é a hora de fazer uma curva. Neste caso, um lado também afundará mais do que o outro se o amortecedor estiver na hora da troca.

Mas o amortecedor também indica visualmente quando está velho demais para o uso. Ele tende a “suar” quando antigo, permitindo a penetração de poeira e outras sujeiras. “Há casos de peças estouradas sem o dono perceber. Se houver pingos de óleo sob a roda, a chance disso ter acontecido é grande”, completa. Especialista diz ainda que os ruídos por desgaste de borrachas são comuns, mas o de amortecedores são diferentes. “São batidas fortes, com barulho seco, facilmente o motorista percebe”.

 

QUANDO TROCAR?

A vida útil dos amortecedores varia de acordo com a utilização do veículo. No entanto, em linhas gerais, o recomendado pelas fabricantes é efetuar a substituição dos componentes a cada 40 mil quilômetros. E não caia no conto dos amortecedores recondicionados. “Na realidade, eles não existem, pois não é possível arrumar um amortecedor. Se fosse, as próprias fabricantes fariam”.

Texto baseado no site Auto Esporte

———————
banner-cotacao-seguro-auto-novo


1 pensamento em “Perigo pode estar na próxima curva. Como saber a hora de trocar os amortecedores?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *