Qual é a influência do peso no consumo de um carro?

Publicado em: 7 de novembro de 2017.

Estudo indica que redução de 10% na massa de um veículo compacto pode diminuir consumo de combustível em até 4,6%

Qual é a influência do peso no consumo de um automóvel? Um passageiro a menos reduz em quanto o consumo? – Natan Junior, Curitiba (PR)

A influência é direta: quanto mais pesado estiver o veículo, maior será o gasto de combustível para uma mesma rota e perfil de condução.

Como explica Clayton Zabeu, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil, se aumentarmos em 20% a massa total de um veículo com o acréscimo de carga ou passageiros, seu sistema de propulsão (trem de força = motor + transmissão) deverá proporcionar 20% a mais de força nas rodas para que seja atingida a mesma aceleração. Mas o quanto esse esforço extra do motor se traduz em consumo?

Segundo um trabalho publicado pelo Argonne Lab, conceituado laboratório dos Estados Unidos, em veículos compactos há uma redução da ordem de 4,6% no consumo de combustível para cada 10% de redução de massa total de veículo (carro, passageiros e carga).

Já para modelos médios, essa diminuição fica em 4,1% de consumo para cada 10% de redução de massa total de veículo. Assim, em um hatch compacto que tem massa em ordem de marcha de 950 kg carregando duas pessoas, motorista e passageiro (70 kg cada = 140 kg), o conjunto teria uma massa transportada de 1.090 kg.

Se retirássemos o passageiro, a diminuição da massa total seria de 6,4%, o que daria, segundo a regra da Argonne Lab, uma redução do consumo de 2,9%. Portanto, um automóvel que fizesse 15 km/l passaria para 14,6 km/l.

E o seguro auto? Quando vai renovar?

Aqui na Status Seguros, você pode cotar seu seguro com as maiores seguradoras e estar sempre por dentro das ofertas e das melhores coberturas. A gente te ajuda cotando as melhores opções para você e para o seu bolso!

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *