Saiba Agora: O Motor do seu carro está acelerando sozinho?

Publicado em: 2 de setembro de 2017.

Um motor acelerando sozinho pode ser um sintoma de um problema maior que precisa ser cuidado antes que piore.

Quando você está parado no sinal, o motor do carro inesperadamente acelera.

Isso pode acontecer apenas ocasionalmente, às vezes até com o carro em movimento. Os mecânicos não conseguem encontrar o problema e você fica com receio de dirigir longas distâncias de carro. O que fazer quando o carro está acelerando sozinho? O que há de errado com o seu carro?

Causas de motor acelerado: acelerador

Comece certificando-se de que a causa não é uma aceleração acidental causada pelo seu calçado. Apesar de parecer estúpido, muitos calçados fazem com que o motorista perca a sensibilidade dos pedais e acabe acelerando.

Supondo que não seja esse o problema, uma possibilidade é que seu acelerador está travando. Mesmo o acelerador controlado eletronicamente pode dar problemas, como por exemplo travar ou parar de funcionar por causa de sujeira nos componentes eletrônicos. Então, se você conduzir o veículo e então você parar, o acelerador pode desligar e não fechar completamente, fazendo com que o motor permaneça na alta rotação em vez de retornar ao ponto morto imediatamente.

Motor acelerado em ponto morto: verificando os sensores

O outro cenário provável é que o problema está relacionado aos sensores do seu motor. Por exemplo, se um sensor de oxigênio percebe de forma incorreta que sua mistura de ar de combustível é muito rica (muito combustível), ele irá sinalizar à central de injeção para enviar mais ar, o que fará com que o motor funcione mais rápido. Da mesma forma, se um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento perceber que o motor está frio, ele sinalizará mais combustível, pensando que o motor está no modo de aquecimento e precisa funcionar mais rápido mesmo no ponto morto.

Motor acelerado: corpo de borboleta

O corpo de borboleta sujo ou defeituoso pode fazer com que o carro se mantenha acelerado até mesmo em ponto morto. É importante ressaltar que após a limpeza do corpo de borboleta, é necessário fazer o reset do sistema pelo scanner para que o motor volte a funcionar normalmente.

Motor acelerando sozinho: diagnóstico com scanner

Na maioria das vezes, uma leitura anormal de um sensor irá ativar a luz da injeção eletrônica. Se a luz for ativada, ela armazenará um código por talvez até algumas semanas para que seu mecânico possa verificar o motor com um scanner e ver qual sensor está relatando uma leitura que está fora do alcance. Se o erro for intermitente e você esperar muito para ir até o mecânico, o código da injeção eletrônica pode se apagar. Ou o problema pode ocorrer tão raramente que o computador não possui dados suficientes para mostrar um código pendente.

Nossa sugestão é que a próxima vez que o problema acontecer, especialmente se a luz da injeção acender, você deve ir direto ao mecânico dentro de um dia ou dois, e fazer com que ele escaneie seu veículo. Se nada aparecer na varredura, faça um “reset” do sistema de aceleração.

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *