Saiba como é calculado o preço do seguro do carro - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Saiba como é calculado o preço do seguro do carro

Bem estar

Saiba como é calculado o preço do seguro do carro

Status Seguros 0 191

Saiba como é calculado o preço do seguro do carro

Tão importante quanto pesquisar e escolher o melhor carro, é a escolha de seu seguro.

Com a grande valorização dos veículos e as altas taxas de criminalidade, atualmente é praticamente impensável adquirir um veículo sem seguro próprio.

Por isso, é recomendável que o proprietário pesquise, faça cotação de seguros e escolha aquele que lhe oferece a melhor cobertura para as suas necessidades em um preço adequado.

Não há uma tabela fixa que determine os valores de seguro de carro. Esse preço é calculado e ajustado para cada caso e, por isso, é importante que o proprietário não se baseie em seguros de outras pessoas para escolher o próprio. Além de características pessoais e do veículo, cada proprietário pode escolher o tipo de cobertura. Existem seguros chamados compreensivos, que abarcam uma série de riscos, porém, existem os seguros não compreensivos, selecionados para tipos específicos de cobertura e ajustados segundo o perfil de cada cliente.

 

Como é feito o cálculo?

O cálculo de seguro auto feito pelas seguradoras leva em consideração uma série de fatores sobre o veículo e o motorista de maneira que eles consigam ter uma média do nível de sinistralidade de cada veículo, isto é, o quanto a seguradora deverá pagar em indenizações para cada R$1,00 recebido em prêmio.

Para calcular a sinistralidade do veículo, os principais pontos considerados são:

  • Residência: Diz respeito à taxa de criminalidade do local onde o veículo se encontra. Áreas urbanas costumam oferecer maiores riscos.
  • Idade e experiência do motorista: Motoristas mais jovens e inexperientes apresentam maiores riscos de provocarem ou sofrerem acidentes e, consequentemente, maior será o valor do seguro.
  • Histórico: Mesmo que o motorista seja experiente, se tiver um histórico de colisões anteriores, o valor do seguro aumentará.
  • Frequência de uso: Quanto mais um veículo é utilizado, maiores são as chances de roubo ou acidentes, o que justifica o fato de veículos de uso comercial terem o valor de seu seguro aumentado.
  • Franquia: Franquia é o valor que o segurado se dispõe a cobrir em caso de acidente, roubo ou furto. Quanto maior a franquia, menor será a indenização e, consequentemente, menor será a taxa do seguro.
  • Cobertura: Quanto maior for a cobertura de danos oferecida pelo seguro, maior será seu valor.

 

Como escolher o melhor seguro auto?

Após verificar como cada perfil pode influenciar de forma diferente no valor do seguro, é possível que o proprietário possa escolher seguros com preços menores. Por exemplo: um jovem motorista recém-habilitado pagará muito mais caro em um seguro com cobertura contra colisões e danos a terceiros do que uma cobertura para furtos e roubos.

Veículos com sistemas de bloqueio e rastreadores podem ainda significar aos proprietários, seguros com maiores descontos, uma vez que sua possibilidade de rastreio aumenta as chances de recuperação em caso de furtos e roubos e diminui as chances de a seguradora ter que indenizar. Outra forma de diminuir o preço do seu seguro é oferecer uma maior franquia, isto é, maior cobertura pessoal para as indenizações.

Com algumas perguntas básicas, a Status Seguros consegue identificar o seu perfil e oferecer as melhores opções em seguros com valores adequados e a exclusiva condição de poder parcelar em até 10 vezes sem juros. Faça já uma cotação de seguro e descubra as melhores ofertas para você.

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?

Cotação pelo Whatsapp