Saiba como se posicionar ao volante para evitar dores no corpo - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Saiba como se posicionar ao volante para evitar dores no corpo

Bem estar

Saiba como se posicionar ao volante para evitar dores no corpo

Status Seguros 0 16

Saiba como se posicionar ao volante para evitar dores no corpo

O médico Edson Kayanuma, especializado em Medicina de Tráfego e supervisor de Saúde da Ford América do Sul, ensina como o motorista pode aumentar o seu conforto e bem-estar a bordo.

A ergonomia ao volante é importante tanto para a saúde quanto para a segurança de quem vai dirigir um veículo.

Saber se posicionar de forma correta no banco do carro, de modo a ter o controle eficaz da direção, é essencial para a condução do automóvel. Até mesmo motoristas experientes podem ter vícios de postura, que causam cansaço e dores no corpo, principalmente após longas horas na estrada.

A primeira coisa a se fazer ao entrar no carro deve ser o ajuste do banco. Saber ajustar a posição correta é um cuidado simples que ajuda a evitar dores musculares e a aliviar o estresse de quem dirige por muito tempo no trânsito. O médico Edson Kayanuma, especializado em Medicina de Tráfego e supervisor de Saúde da Ford América do Sul, ensina como o motorista pode aumentar o seu conforto e bem-estar a bordo.

“Estudos mostram que os paulistanos, por exemplo, gastam quase três horas por dia no trânsito, em média. É uma atividade que normalmente gera estresse. Por isso é importante ficar atento à postura ao volante”, destaca o médico.

No desenvolvimento de cada veículo, são realizados estudos e projetos para que o motorista tenha boas condições de ergonomia. Isso inclui aspectos como a empunhadura do volante, acesso aos comandos, conforto e retenção do banco, além de visibilidade. Mas como o carro é feito para atender pessoas com diferentes características físicas, esse ajuste precisa ser feito individualmente.

Ao ajustar o banco, deve-se prestar atenção aos seguintes detalhes:

1- Posição dos braços: mantenha-os semiflexionados. Dirigir com membros superiores esticados por muito tempo aumenta a sobrecarga no pescoço e nos ombros, gerando desconforto e dores. O assento não deve ficar muito longe do volante e o encosto muito inclinado pode resultar em dores nos músculos extensores do dorso.

2-  Para dirigir confortavelmente, mantenha toda a coluna apoiada no encosto do banco, ou seja, não escorregue pelo assento para não sobrecarregar a lombar. Posicione as pernas de modo a deixá-las semiflexionadas. Regule o banco de forma que consiga alcançar os pedais totalmente sem precisar se esticar ou tocá-los apenas com as pontas dos pés.

3-  Calcanhar no chão: ajuste o assento para que os pés, mesmo perto dos pedais, fiquem inteiramente apoiados no chão. Isso ajuda a corrigir a postura e, consequentemente, diminui bastante as dores nas costas, ombros e pernas.

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!

Fonte: Ibahia.com

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?