Saiba o que fazer para evitar dormir ao volante - Status Seguros

Ínicio > Bem estar > Saiba o que fazer para evitar dormir ao volante

Bem estar

Saiba o que fazer para evitar dormir ao volante

Status Seguros 0 209

Saiba o que fazer para evitar dormir ao volante

Resultado de imagem para dormir ao volante

Além de se preocupar com o carro e a estrada, o motorista também deve estar atento a si mesmo.

Isso porque ignorar o cansaço do próprio corpo enquanto dirige pode ter consequências fatais.

A otorrinolaringologista e especialista em sono, Luciane Mello, aconselha que, antes de pegar a estrada, o condutor não pode estar privado de sono:

“Cochilos antes de conduzir um veículo ou, em caso de viagens longas, pequenas pausas para sonecas ajudam a reparar o sono, diminuindo o cansaço físico e mental”.

A médica ainda ressalta que o motorista deve manter o sono em dia, procurando dormir e acordar sempre no mesmo horário, além de respeitar o mínimo de horas necessárias para alcançar um sono reparador. A recomendação da Academia Americana de Medicina do Sono é a de que os adultos devem dormir, pelo menos, sete horas por dia.

“Isso evitaria os danos causados à saúde por sono cronicamente inadequado”, explica Luciane.

Mesmo estando descansada antes de pegar a estrada, é preciso estar atenta aos alertas do corpo enquanto dirige, meninas! A médica especialista em sono Lúcia Joffily alerta que o motorista deve interromper a sua viagem quando perceber uma diminuição do estado de alerta, atenção ou na velocidade de alguns reflexos por estar mais cansado e sonolento.

A tática utilizada pela nutricionista Pollyane Carvalho para “driblar” o sono enquanto dirige é aumentar o som, cantar e abrir a janela do carro para ventar no rosto. Já a fisioterapeuta Daguilanda Alves molha o rosto com água para despertar.

A médica Lúcia Joffily explica que o uso de café ou qualquer outra substância que contenha cafeína pode ajudar a manter-se acordado, assim como o som mais alto ou o vento na janela. Porém, essas ações não devem ser entendidas como medidas de prevenção de sonolência ao volante.

“Os hábitos saudáveis como um horário regular e suficiente o bastante para termos, pelo menos, sete horas de sono são os que definem evitar dormir ao volante”, alerta Joffily.

Ao sentir sonolência enquanto dirige, o médico especialista em sono Flavio Magalhães recomenda que o motorista pare o veículo em local seguro e durma por aproximadamente 30 minutos.

“Se depois dessa pausa, o motorista tenha sonolência novamente, ele deve interromper a viagem”, aconselha Magalhães.

Outra recomendação dos especialistas é buscar um atendimento médico com especialista em sono em casos de sonolência excessiva durante o dia. Sintomas como esse podem ser indícios da síndrome de apneia obstrutiva do sono.

E você o que faz para não ter sono enquanto dirige? Conte aqui para gente e não se esqueça de dormir sete horas por dia e ter um horário regular de descanso!

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

    Publicações Mais Lidas

    Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?

    Cotação pelo Whatsapp