Saiba qual é o prazo para a seguradora pagar a indenização

Publicado em: 21 de setembro de 2016.

indenizacao seguro auto

Embora haja um mês, as seguradoras, normalmente, pagam antes.

Passar por um aviso de sinistro já é um momento que ninguém espera e aguardar muito tempo pelo pagamento da seguradora deixa pior. Dessa forma, é fundamental que os contratantes do seguro auto saibam qual é o prazo para a seguradora pagar a indenização.

Contratantes deverão aguardar um mês

Esse é o tempo que a Justiça coloca para que as companhias de seguro paguem aos contratantes quando existe um aviso de sinistro, no entanto, esse tempo de um mês não está relacionado ao dia do sinistro, mas sim ao dia em que o contratante comunicou à companhia de seguro. A Status Seguro orienta a respeito dos sinistros.

O que atrasa a seguradora?

Mesmo existindo esse tempo de um mês no qual a companhia de seguro precisa pagar o sinistro, é necessário dizer que há situações em que a seguradora pode atrasar-se. Um exemplo: quando a seguradora não está certa de que aquele sinistro ocorreu em uma situação que está incluída na cobertura. Vale dizer que o contratante precisa estar pagando o seguro auto, havendo até meios de parcelar para mantê-lo.

O boletim de ocorrência

Um jeito de iniciar a indenização é realizando o boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil do seu estado ou na Polícia Rodoviária Federal caso tenha ocorrido acidente em alguma rodovia do país. Deve-se compreender que o boletim é fundamental não somente em casos de roubo, mas também em colisões, atropelamentos e outros avisos de sinistros. O contratante do seguro auto precisa, além de realizar o boletim de ocorrência, ter cópia e levar até a seguradora.

Embora as seguradoras tenham esse mês para que o pagamento do sinistro seja feito, é incomum que elas utilizem todos os trinta dias. O normal é que a seguradora ofereça o pagamento do sinistro já em três ou dois dias depois que recebe o aviso e, se preciso, o boletim de ocorrência. Para saber como agir com relação ao sinistro, a Status Seguro pode se procurada.

Veja como funciona a taxa de reajuste do seguro auto

Todo seguro auto possui um reajuste e o que o determina é a sinistralidade, ou seja, como estão as estatísticas sobre furto ou roubo? Se forem altas, o reajuste é mais alto. Importante dizer que o seguro auto, inclusive com reajuste feito, pode ser quitado por ano ou mensalmente.

Caso ainda não tenha feito o seu não perca mais tempo e não fique ainda mais exposto as situações do dia a dia. Tem dúvidas? Fale conosco e aproveite que na Status Seguros você pode parcelar o seguro do seu carro em 10x sem juros.

Seguro auto barato


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *