Sobre o seu Carro: Faça você mesmo a manutenção do seu veículo - Status Seguros

Ínicio > Carros > Sobre o seu Carro: Faça você mesmo a manutenção do seu veículo

Carros

Sobre o seu Carro: Faça você mesmo a manutenção do seu veículo

Status Seguros 0 82

Sobre o seu Carro: Faça você mesmo a manutenção do seu veículo

Confira 5 dicas fáceis e práticas para realizar a manutenção do seu veículo sem dor de cabeça

Alguns itens de manutenção do seu veículo que você mesmo pode verificar e fazer. Mas preste atenção no período de garantia do veículo para não ocorrer problemas.

1) Limpadores de para-brisa

É Recomendável a substituição dos limpadores, pelo menos uma vez por ano. Em uma cidade como Salvador, onde existe uma mistura de sol, orvalho, salitre, poeira e chuva, geralmente esse período diminui para 6 meses. Os limpadores podem ser encontrados nas lojas de autopeças e até em postos de combustíveis.

2) Lâmpadas

Na maioria dos carros, para se substituir lâmpadas internas e dos faróis não é necessário utilizar ferramentas e a troca pode ser feita em minutos. Dê preferência quando o motor e as lâmpadas estiverem frios e tenha cuidado para não apertar e quebrar o bulbo. É recomendável utilizar luvas cirúrgicas. E para evitar dúvidas e problemas, o ideal é que tire a lâmpada e leve até a loja ou concessionária para adquirir o modelo correto.

3) Filtro de ar

A depender do veículo, do fabricante e das condições de uso, a substituição do filtro de ar deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, em média. Se rodar por muito tempo em estradas de barro, verifique com mais frequência. Na dúvida, consulte o manual do proprietário. Nele, também vai identificar facilmente o local onde o filtro fica e o modelo para reposição.

4) Troca de bateria

Uma bateria dura em média 2 anos. Mas cada veículo tem suas particularidades e os condutores, seus costumes. Para a bateria durar um pouco mais, é recomendável que antes de desligar o veículo, desligue todos os acessórios, como aparelho de som, ar condicionado e faróis, para na hora de dar a partida, não sobrecarregar a bateria. A troca é simples, geralmente exige o uso de ferramentas e é sempre bom fazer com o veículo desligado e prestar atenção nos cabos e polos na hora retirar a antiga e instalar a nova.

5) Fluidos

Os fluidos do sistema de arrefecimento, direção hidráulica e do sistema de freios devem ser trocados a cada 30 mil quilômetros, em média, dependendo de cada fabricante. Esse procedimento deve ser feito em oficinas especializadas. Depois disso pode haver necessidade de completar esses fluidos, o que pode ser feito pelo próprio condutor do veículo. É sempre seguro consultar o manual do proprietário para saber quais marcas são recomendadas.

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!

Fonte: Ibahia.com
Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?