Veja os perigos e como evitar a exposição ao sol enquanto dirige

Publicado em: 6 de setembro de 2016.

exposição ao sol

Você conhece os perigos e como evitar a exposição ao sol enquanto dirige?

No Brasil a exposição ao sol ocorre durante o ano todo e por isso é necessário ter certos cuidados para que não sejam desenvolvidas doenças e não seja fatal.

E a condução de veículos pode ser extremamente perigosa e resultar inclusive em colisões quando os motoristas estão expostos ao sol sem os devidos cuidados. Mas listamos algumas dicas para ajudar nesse momento:

Use filtro solar

O uso do filtro solar é o mínimo que todos devem fazer, pois as pessoas que tem exposição ao sol enquanto dirigem tem mais chances de desenvolver câncer de pele, justamente do lado esquerdo. Por isso é essencial aplicar o protetor solar diariamente e reaplicar durante o dia. Mesmo que seu veículo fique fechado os raios UVA penetram profundamente e podem causar danos potencialmente nocivos à pele, até mesmo queimaduras.

Cuidados especiais com os olhos

Caso você dirija o dia inteiro é recomendado que tenha momentos de descanso, principalmente em dias ensolarados. Pois os olhos são sensíveis aos raios solares e precisam de cuidados. Além disso, a vista pode ficar cansada e não atenta aos movimentos, sensação de ressecamento dos olhos devido ao franzir demais e/ou piscar menos, provocando dores de cabeça.

Viagens

Prefira viajar nos primeiros horários do dia ou no final da tarde. Dessa forma não terá exposição ao sol na estrada e seu trajeto será mais confortável. Mas se for viajar para outro país, o que vai gerar mais horas de estrada existe alguns cuidados especiais que devem ser levados em consideração, confira essas dicas importantes pra quem quer viajar de carro pra outro país. 

Vidros e películas

insulfilm

Atualmente os carros novos já saem de fábrica com o conhecido vidro verde. Mas se o seu carro foi adquirido com vidro transparente, você pode recorrer para as películas (conhecidas popularmente como insulfilm), um método mais barato que a troca de vidro e que protege da exposição ao sol.

Mas é preciso ficar atento Código Brasileiro de Trânsito que permite uma redução da transparência a 75% no vidro da frente, 70% nos laterais dianteiros e 28% nos três da parte de trás. Ao não respeitar esses limites você estará cometendo uma infração grave sujeita a multa.

A colocação de películas é um trabalho simples e sem riscos aos veículos, mas se algum acidente acontecer hoje em dia o seguro auto já contam com cobertura de vidro, inclusive os oferecidos pela Status Seguros. Entre em contato conosco para ter mais informações sobre os seguros oferecidos e aproveite que na Status Seguros você pode parcelar o seguro auto em até 10 vezes sem juros, sem que isso pese no seu orçamento e deixando o seu bem adquirido seguro.

Proteção Premium

As marcas de luxo contam com proteção premium contra a exposição ao sol. Como para-brisas laminados e com partículas atenuadoras de radiação, filtram boa parte da faixa nociva de UV e IV. Ou ainda, tetos panorâmicos que mudam a opacidade automaticamente de acordo com a luz.

O mais importante é se manter seguro e longe de problemas mais sérios do que um simples bronzeado a mais do lado esquerdo do corpo. A exposição ao sol, como já dito, pode desencadear até mesmo câncer de pele e queimaduras.

Seja qual proteção escolher, desde o simples protetor solar ou até mesmo as diversas proteções premiums, cuide da sua saúde! Veja qual se adequa ao seu orçamento e não deixe de se proteger, pois pode parecer apenas um simples detalhe, mas como já citamos, a exposição ao sol pode desenvolver câncer.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima quase 600 mil casos novos de câncer para 2016, em sua maioria de pele. O tratamento varia e pode incluir cirurgia e, às vezes, quimioterapia e radioterapia. A incidência em motoristas cresce a cada ano, por isso todo cuidado é necessário e vital, a prevenção é sempre a melhor solução.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *