Veja pequenas distrações no trânsito podem causar acidentes graves - Status Seguros

Ínicio > Carros > Veja pequenas distrações no trânsito podem causar acidentes graves

Carros

Veja pequenas distrações no trânsito podem causar acidentes graves

Status Seguros 0 73

Veja pequenas distrações no trânsito podem causar acidentes graves

Resultado de imagem para distrações no trânsito

A maioria dos acidentes de trânsito são causados por pequenas distrações dos motoristas.

O simples fato de desviar a atenção da direção para trocar uma música no rádio pode fazer com que o motorista saia da pista ou não se atente ao veículo da frente, o que pode causar uma colisão.

Segundo a Pedagoga Especialista em Educação no Trânsito, Elaine Sizilo, a distração do motorista por um período de dois segundos, em um veículo guiado a 60 quilômetros por hora, faz com que o carro percorra um trajeto de 37 metros às cegas.

Além disso, a falta de atenção fere um dos cinco elementos principais da direção defensiva que são: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Veja as distrações mais comuns no trânsito:

• Uso do celular tanto para falar como enviar mensagem

• Trocar estações ou passar as faixas musicais no rádio

• Se alimentar dentro do carro, principalmente bebidas

• Conversar com o passageiro, principalmente o traseiro

• Fumar enquanto dirige

• Procurar objetos no interior do carro

• Se maquiar dentro do carro

• Olhar vitrine ou ver anúncios

• Dar atenção para crianças no bebê conforto

Lembrando que alguns destes itens, como falar ao celular enquanto dirige é considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.

Os motoristas que costumam fumar enquanto dirigem também podem ser autuados, em infração média, por dirigir com apenas uma das mãos. A falta de atenção pode fazer com que o motorista cometa outras infrações como atravessar o sinal vermelho, o que pode ser muito perigoso em cruzamento, por exemplo.

Atualmente, mesmo com a quantidade de acidentes que podem ser causados pela distração, a legislação de trânsito considera a falta de atenção como infração leve, o que pode ocasionar em multa de R$ 53,20 e acréscimo de três pontos na carteira.

Principais acidentes  Elaine ainda explica que os principais acidentes causados por essas distrações são as colisões traseiras. “Geralmente o motorista ao abaixar para pegar um objeto ou até mesmo virar para dar atenção à criança do banco de trás mantém o veículo em movimento e acaba batendo no veículo da frente”, explica.

Um dos acidentes mais perigosos é a colisão frontal, nas vias de mão dupla, muitas vezes os motoristas perdem a atenção, não percebem que o veículo está saindo da faixa e acaba se chocando com o carro que vem no sentido o contrário.

cotacao-seguro-auto-brasil

“Nesses casos a velocidade do seu veículo é somada com a velocidade do outro automóvel, ou seja, se você está a 50km/h e o outro veículo a 60km/h o impacto será de 110km/h em um objeto parado como um muro, por exemplo”, explica Elaine.

Precauções Para evitar as distrações o ideal é que o motorista se programe antes de sair de casa. Acorde mais cedo, tome o café da manhã para evitar comer enquanto dirige. No caso das mulheres, reserve um tempo para se maquiar antes de sair de casa e evite fazer isso no trânsito.

Ao sair com criança, sempre que possível, leve mais um passageiro no banco de trás para que possa dar atenção para ela. Calcule o tempo do seu trajeto e monte uma playlist com suas músicas preferidas, isso evita que você se distraia trocando as músicas.

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?