Você sabe como evitar aquaplanagem e o que fazer caso aconteça? - Status Seguros

Ínicio > Auto > Você sabe como evitar aquaplanagem e o que fazer caso aconteça?

Auto

Você sabe como evitar aquaplanagem e o que fazer caso aconteça?

Status Seguros 0 190

Você sabe como evitar aquaplanagem e o que fazer caso aconteça?

Dirigir é algo desafiador, mesmo os motoristas mais experientes podem encontrar dificuldades em diversas questões, como manobrar carros ou fazer uma baliza perfeita.

Além disso, há pontos extras que podem influenciar a dirigibilidade, por isso, conhecer os preceitos básicos da direção defensiva pode lhe ajudar a evitar muitos acidentes, e uma das maiores causas, principalmente em dias de chuva, é a aquaplanagem.

Você sabe o que é e como funciona a aquaplanagem? Basicamente, é quando o carro passa pelo asfalto molhado e, por alguns segundos, desliza sem que você tenha o mínimo controle do veículo. Ou seja, é quando acontece a perda de contato do veículo com o solo por conta da camada de água debaixo do pneu, o carro flutua e deixa o motorista totalmente vulnerável.

A aquaplanagem é interessante e extremamente perigosa, pois quando o veículo passa sobre a superfície com poças, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. Em geral, quando o funcionamento do carro e dos pneus ocorre corretamente, a banda de rodagem rompe essa onda, devido à compressão.

o entanto, quando isso não ocorre, é porque a pressão do pneu é inferior à da água. Não havendo força suficiente para conseguir empurrá-la, então, o pneu perde o contato com o solo. Com isso já fica claro que fazer a calibragem dos pneus constantemente e corretamente é fundamental para a segurança.

E falando em segurança, algo que também não pode faltar é um seguro auto. Diante de tantos acontecimentos, deixar o seu carro desprotegido é uma atitude, no mínimo, imprudente.

No caso da aquaplanagem, por exemplo, o seu carro pode colidir com outros veículos, sofrer diversos danos, sem contar outros tipos de acontecimentos, como atropelamentos. Por isso, fazer um seguro de carro é essencial, você estará protegido de batidas, roubos, furtos, colisões com terceiros, além de ter coberturas caso sofra acidentes pessoais, danos materiais e muito mais.

Cote o seu seguro com a Status Seguros! Fale com um de nossos consultores via chat online. Há a possibilidade de personalização de planos de acordo com as suas necessidades e perfil. As cotações são feitas em mais de 10 seguradoras altamente reconhecidas do mercado de seguros do Brasil e certamente alguma terá um plano que vai te atender.

Falando em segurança, saber evitar a aquaplanagem é muito importante, pois você pode se precaver de diversos acidentes e acontecimentos desagradáveis com o carro. E saber o que fazer caso isso aconteça também é prudente. Hoje existem tecnologias que ajudam diretamente esse tipo de problema, como os freios ABS ou até mesmo pneus mais adequados.

A pressão correta dos pneus evita a aquaplanagem

Calibrar os pneus corretamente é o primeiro passo para evitar esse fenômeno. Um indicativo que precisa ficar atento é: se a pressão dos pneus estiver 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade de sofrer a aquaplanagem aumenta muito.

Uma dica válida na hora de calibrar os pneus é fazer isso no momento em que os pneus estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Um pneu quente aumenta a calibragem. Por exemplo, se você coloca 30 libras com o pneu e ele não estiver frio, a pressão tende a chegar até a 40.

Pneus gastos é sinônimo de aquaplanagem

Quando os pneus estão muito gastos, praticamente não existem mais ranhuras, ou seja, ele perde totalmente a capacidade de drenar a água. Isso impacta significativamente caso a superfície esteja com poças de água. Quanto mais liso o pneu estiver, as as chances de acontecer uma aquaplanagem são bem maiores.

Faça uma boa análise dos pneus e troque sempre que necessário. Assim como os freios, os eles estão ligados diretamente à segurança que o carro transmite a você.

O que fazer para evitar a aquaplanagem

Não ande em velocidades muito altas! Essa é a principal dica para evitar que aconteça a aquaplanagem, mesmo com pneus em ótimas condições, pois quanto maior a velocidade do carro e mais profunda for a poça de água, a chance de acontecer aumenta.

Portanto, quando há muita chuva, mantenha uma velocidade segura, no qual você esteja com o controle absoluto do carro e não corra riscos desnecessários. Antever o problema é outra dica: quando perceber uma poça à frente, reduza a velocidade e não acione nem o acelerador, nem o freio. Apenas mantenha-se com as mãos bem firmes na direção.

É importante lembrar que deve-se evitar pneus mais econômicos e de marcas desconhecidas. Isso tem influência no comportamento do carro: no piso seco podem até cumprir com a função correta, mas no molhado costumam oferecer pouca ajuda e a aquaplanagem pode tornar-se corriqueira.

Se são econômicos é porque, em linhas gerais, poupam em desenvolvimento. Para quem gosta de compras pela internet, há dicas importantes para comprar pneus online, como o modelo correto para o seu carro.

O que fazer caso aconteça?

Se mesmo depois de todos esses cuidados, você ainda se sentir inseguro e com medo de sofrer uma aquaplanagem, há algumas outras medidas essenciais a serem tomadas. Primeiramente, reduza a velocidade e assim que você sentir que o carro não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador.

É importante ressaltar que você não deve jamais pisar no freio durante a aquaplanagem. A probabilidade do carro girar ao acionar o freio é gigantesca.

Mantenha as mãos firmes no volante para que o veículo não rode, pois, qualquer movimento brusco pode causar isso. Após alguns segundos, mexa levemente o volante para os lados para sentir se o carro já passou pela poça, mas, novamente, não faça movimentos rápidos.

Agora, se a aquaplanagem acontecer numa curva, mantenha o volante voltado para traçar a curva em que você estiver fazendo e não vire mais até recuperar o controle do carro, espere que o caminho se complete para fazer mudanças de direção. Mantenha-se calmo, pois essa situação em sinuosidades, em geral, é um pouco mais complexa do que em retas.

E o seguro auto? Quando vai renovar?

Aqui na Status Seguros, você pode cotar seu seguro com as maiores seguradoras e estar sempre por dentro das ofertas e das melhores coberturas. A gente te ajuda comparando as melhores opções para você e para o seu bolso!

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa e de outras novidades para você!

 

Share

Publicações Relacionadas

Gostou da Publicação? Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Mais Lidas

Que tal parcelar seu seguro auto em até 10X sem juros?